O que é RevPAR e como calcular?

Finanças
o que é revpar

Se você atua na área Hoteleira, com certeza já ouviu falar ou se perguntou o que é RevPAR. A sigla parece enigmática, mas o objetivo deste post é explicar com detalhes o que ela significa e de que forma pode ser útil no dia a dia do negócio. 

O termo vem do inglês Revenue per Available Room e significa Receita por Quarto Disponível. Serve para calcular a receita de cada quarto de maneira separada, independentemente do período (dias, meses e anos). 

Esse indicador é fundamental para saber se as estratégias de vendas e gerenciamento das receitas são bem executadas. Nunca é demais lembrar que informação é poder e quanto mais dados disponíveis, mais possibilidades o gestor terá de tomar decisões para o crescimento do negócio. 

Outro ponto interessante é o fato do RevPAR mostrar também a variação de tarifas e a taxa de ocupação do hotel (quantos quartos estão ocupados durante determinado período) em comparação com os concorrentes. De maneira bem simples, podemos ver o RevPAR como um dos principais indicadores de desempenho do mercado hoteleiro, uma medida de avaliação da eficiência do estabelecimento. Investidores e proprietários não abrem mão de usá-lo e conhecê-lo de maneira aprofundada. 

Ele pode ser calculado de duas maneiras. A primeira é RevPAR = receita da hospedagem dividida pelo número de apartamentos disponíveis. Tomemos como exemplo a seguinte situação: ontem, o Hotel Maravilhas do Rio teve receita de R$ 34.500,00 e possui 200 quartos disponíveis. O RevPAR foi de R$ 172,50. 

A segunda maneira de calcular esse índice leva em conta a taxa de ocupação multiplicada pela diária média. Vamos usar novamente o Hotel Maravilhas do Rio para ilustrar o raciocínio. Se a taxa de ocupação ontem foi de 75% e a diária média teve o valor de R$ 230,00, vamos chegar novamente ao RevPAR de R$ 172,50. 

Para calcular o RevPAR de um longo período, a fórmula é a mesma. A única diferença é que deve ser considerada a receita desse período (semana, mês e ano) dividida pela multiplicação dos apartamentos disponíveis, vezes o número de dias analisados. 

Por que o RevPAR é tão importante para sua estratégia?

O RevPAR é uma métrica fundamental para os hotéis, porque aponta a receita real que cada quarto gera para o empreendimento. Se levarmos em consideração a diária média e a taxa de ocupação, observamos que o RevPAR condensa os dois fatores em um só. 

Utilizar esse índice no dia a dia do negócio é fundamental para encontrar um ponto de equilíbrio. Por exemplo: se há algum prejuízo, o RevPAR auxilia na definição de uma diária mais adequada. Isso permite otimizar os resultados de vendas. 

Há alguns pontos que podem ajudar para que o RevPAR seja cada vez melhor e, consequentemente, aperfeiçoar o desempenho do hotel. Diminuir a taxa de cancelamentos e desistências e investir em marketing digital (atrair, encantar e fidelizar hóspedes é fundamental em meio à concorrência cada vez mais intensa) são alguns deles. 

Outro ponto importante sobre o RevPAR é que ele permite estimar receitas futuras e estabelecer metas, engajando, assim, um processo de melhoria contínua.

Gostou deste conteúdo? Leia também sobre a importância do controle de estoque no seu hotel.