A importância do controle de estoque no seu hotel

BlogGestãoz-index
controle de estoque

O controle do estoque é um dos tópicos importantes para uma boa gestão de um hotel. Principalmente em se tratando de itens de A&B. É preciso haver cuidado e equilíbrio em seu controle. A falta de qualquer item impacta diretamente na experiência do hóspede. Assim como a compra de quantidade maior do que a necessária traz desperdício e aumento de custo para o empreendimento.

Durante a operação diária, são vários os produtos que têm movimentação para atender solicitações diretas dos hóspedes ou para serem utilizadas por outras áreas do próprio hotel. Assim, para que tudo funcione plenamente, é essencial ter um controle de estoque eficiente e organizado.

Algumas etapas do trabalho das áreas de Compras e Almoxarifado são prioritárias, tais como avaliação diária dos níveis de estoque a repor e o consumo previsto para o dia. Ter à mão essas informações sempre atualizadas auxilia na gestão eficiente do seu hotel, além de proporcionar ao hóspede um atendimento de qualidade.

Confira neste artigo mais informações sobre a importância da gestão de estoque e algumas dicas para o seu hotel!

 

ACOMPANHE AS DEMANDAS DO SEU HOTEL

Acompanhar as diferentes demandas e seu impacto no estoque é algo primordial para o sucesso do seu empreendimento. Além de auxiliar para que os custos do hotel sejam otimizados, esse acompanhamento é uma ferramenta a mais para o atendimento adequado das expectativas de seus hóspedes.

Vários fatores influenciam o estoque de um hotel em determinado período do ano. Não só na quantidade, mas também nos tipos de itens a serem consumidos pelos hóspedes.

Estações do ano, períodos de férias, épocas de festas, eventos na cidade. Todas as variáveis devem ser consideradas no momento de se definir as reposições e eventuais alterações nos itens a serem oferecidos.

Identifique essas mudanças e consulte o histórico de consumo nos períodos, de forma a evitar desperdício de produtos. 

 

Leia mais: Cadastro de hóspedes: entenda a importância para o seu hotel.

 

REALIZE INVENTÁRIOS DE ESTOQUE

Para esta etapa funcionar, você deve escolher qual tipo de inventário irá realizar. Segundo o Instituto Brasil Logístico, são três os tipos: 

Inventário Rotativo: é um processo de recontagem física e contínua de todo o estoque, com o objetivo de encontrar possíveis problemas como extravios, vencimento de produtos, entre outros. Se escolher esse estilo, você deverá contar o seu estoque com uma certa frequência (diária, semanal ou mensal). 

Inventário Periódico: nesse modelo, a contagem é realizada no final de um período definido pelo empreendimento. Os objetivos são: atualizar as informações do sistema de estoque, elaborar demonstrativos financeiros e corrigir eventuais falhas humanas.

Inventário Geral: o seu objetivo é o de elaborar demonstrativos financeiros. Geralmente é solicitado por acionistas e contadores de empresas. 

Após escolher o modelo, você deverá criar cronogramas e escolher quem será responsável por essa gestão. Separe os produtos por categorias e escolha métodos que facilite a contagem. Lembre-se: tudo isso deverá ser bem controlado e integrado com um sistema de gestão hoteleira.

 

TENHA UM SOFTWARE QUE TE AJUDE

A tecnologia pode ser sempre uma aliada. Por isso, conte com ela para realizar uma gestão correta do seu estoque. O OCL-VOLUX pode te ajudar! 

O módulo de estoque e compras do software inclui um workflow que abrange o registro das Requisições ao Almoxarifado, Controle de Retirada de Mercadorias, Solicitações de Compra, Cotações de Preços e Ordens de Compra culminando com a inclusão das Notas de Entrada de Mercadorias. Além disso, ele é integrado aos módulos Financeiro, Fiscal e Contábil. Com o primeiro, através da geração automática das Contas a Pagar na entrada das notas fiscais das mercadorias. Com o Fiscal, na escrituração do livro de registro de Entrada e geração dos arquivos de obrigações acessórias, e com o Contábil na geração dos lançamentos contábeis.

Quer ter um controle sistematizado do estoque do seu hotel? Entre em contato com o nosso time de vendas! Então, vamos juntos?