Como alavancar as reservas do seu hotel através de uma boa gestão

BlogGestãoz-index
reservas

No últimos cinco anos, os números para hoteleiros foram preocupantes. De acordo com a pesquisa Hotelaria em Números, realizada pela empresa JLL Hotels & Hospitality, em 2018, desde 2014 os números de ocupação nos hotéis começaram a sofrer quedas significativas. Isso deve-se ao fato da popularização e crescimento dos Hostels e de plataformas para acomodações, como o Airbnb e Couchsurfing. 

Porém, como um alento ao empreendedores, no final de 2017 os números voltaram a subir (mesmo que uma pouca porcentagem). Os hotéis e pousadas brasileiras começaram a apresentar números mais significativos, o que faz com que as empresas do ramo possam voltar a ficar otimistas para os próximos anos. 

Em meio a um novo crescimento do setor, uma gestão eficiente e novas estratégias podem servir como uma forma de alavancar o seu empreendimento. Confira algumas dicas para fazer com que seu hotel saia na frente diante da concorrência:

 

APOSTE EM UMA EQUIPE QUALIFICADA

Ter funcionários engajados e envolvidos, que colaborem para o crescimento do seu hotel é algo essencial para alavancar as suas vendas. Uma equipe bem treinada faz toda a diferença para que a experiência do cliente seja a melhor, desde o contato inicial para a reserva, se for o caso, até o momento do check-out. 

É importante que o funcionários estejam capacitados para suas funções. Por isso, realizar treinamentos constantes é uma boa forma para melhorar a “química” da equipe. Os treinamentos devem ser realizados internamente e também através de cursos externos. Como gestor, mostre que está empenhado em ver o seu funcionário crescer. 

Uma equipe satisfeita com suas funções se preocupa em levar boas experiências para os hóspedes. 

 

Leia mais: Como os avanços da tecnologia podem otimizar as operações da gestão hoteleira.

 

OFEREÇA PACOTES E SERVIÇOS ESPECIAIS

Promoção é uma das melhores palavras para atrair novos hóspedes. Em alguns momentos, o hotel deve estar ciente da defasagem de turistas e oferecer o que pode ser atrativo. Isso acontece muito nos períodos de baixa sazonalidade. Para isso, ofereça pacotes promocionais, sejam eles individuais ou familiares.

Conheça o seu público e entenda qual poderá ter a maior probabilidade de se hospedar nesses períodos. Invista em estratégias de marketing digital para atrair esse público. 

Outra boa opção para manter o seu hotel sempre cheio é o day use. Ofereça diárias com valores inferiores para clientes que vão utilizar o hotel apenas durante o dia. Isso poderá atrair turistas de outros perfis, como pessoas que chegam à cidade para uma reunião de negócios e precisam de um lugar adequado para se preparar, ou para pessoas que precisam aguardar uma longa conexão. Essa é uma estratégia que pode ser utilizada durante toda a semana sempre que o período for de baixa ocupação. 

 

ESTEJA PRESENTE NAS PLATAFORMAS DE RESERVAS DIRETAS

Os hábitos dos consumidores vêm sofrendo grandes alterações com o passar dos anos. Os hóspedes procuram sempre a maneira mais simples de fazer a sua reserva, seja através de aplicativos, do site do hotel ou por OTAs (Online Travel Agencies). 

Com as facilidades da internet, os usuários passaram a realizar mais pesquisas de preços, mesmo tendo o hábito de se hospedar em um determinado hotel. Uma boa estratégia é oferecer descontos para as reservas realizadas em seu site, ou em sites de reservas, como Booking, Hotel.com e Expedia. 

Invista em algumas estratégias para ajudá-lo a ter seu hotel reconhecido (aumentando a reputação e confiabilidade) e procurado. Ter um site otimizado e responsivo para plataformas mobile é uma delas. Procure também estar presente nos sites de reservas, com boas avaliações. Essas iniciativas atenderão as expectativas daqueles que utilizam essas ferramentas massivamente, como os millennials.

 

Baixe agora o nosso E-book e saiba como otimizar o check-in do seu hotel!

 

TENHA SEMPRE UMA BOA GESTÃO FINANCEIRA

Além de seguir os passos anteriores, ter uma boa gestão financeira é fundamental! E para isso é muito importante poder contar com um software integrado, que possa oferecer um controle completo e confiável.

O OCL-VOLUX é um software de gestão hoteleira que facilita a gestão integrada dos diversos setores de um hotel ou, até mesmo, uma rede de hotéis. O ERP OCL-VOLUX é uma solução de ponta a ponta, fornecido em módulos, o que facilita a adaptação do sistema às características específicas de cada hotel, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte, resorts ou estabelecimentos voltados para o turismo de negócios.

Conheça mais sobre o nosso sistema de Back Office e como ele complementa de forma totalmente integrada a operação do Front Office.