Timeshare: entenda o programa e suas vantagens

Blogz-index
timeshare ocl

Criado na Europa, no começo dos anos 60, o termo Timeshare foi designado para ideias de compartilhamento de um imóvel em cotas, possibilitando o compartilhamento desse imóvel para vários usuários.

Com o passar do tempo e com a presença do setor hoteleiro nos modelos de Timeshare, o termo foi ganhando novos nomes, como Vacation Club ou Vacation Ownership. A modalidade de “férias compartilhadas” chegou ao Brasil nos anos 90 e passou a ter maior visibilidade no mercado nacional durante a última década.

De acordo com a RCI (Resorts Condominiuns International), o Brasil registrou em 2016 um crescimento de 12%, quando o assunto é esse modelo de viagem – mostrando claramente a tendência dos brasileiros em participar de programas de Timeshare.

 

COMO FUNCIONA O TIMESHARE?

O Timeshare é um tipo de contrato que dá direito de uso durante um período de tempo específico em um empreendimento. Normalmente são oferecidas opções de estadias de uma semana. Existem as possibilidades de compra, caso o usuário queira passar semanas adicionais no mesmo local.

O usuário que deseja utilizar o método para viajar deve adquirir um determinado número de pontos ou semanas (dependendo do tipo de contrato do empreendimento) para a utilização O período pode variar entre 1, 5, 10 ou mais anos. A cada reserva feita pelo usuário após a aquisição, uma parte de seus pontos é debitada, diminuindo, desta forma, o saldo do usuário para novas viagens.

 

DIVERSAS OPÇÕES DE COMPRA

O viajante que deseja utilizar o modelo de Timeshare pode escolher a opção que mais interesse a ele na hora de assinar o contrato, dentre aquelas disponibilizadas pelo empreendimento escolhido. Algumas delas:

    • Uma semana em uma época fixa do ano e em um empreendimento previamente escolhido;
    • Pontos que são atribuídos como valores a cada empreendimento/semana. É utilizado como um sistema de “moeda”;
    • Semanas flutuantes, as quais são atribuídas todos os anos pelo empreendimento escolhido. Diferentemente do sistema de semanas, nesse modelo você não precisa escolher uma época fixa para todos os anos;
    • Titularidade fraccionada, que permite ao usuário ficar hospedado durante várias semanas, geralmente em empreendimentos de grande porte, luxo e bastante procurados.

Leia Mais: Tecnologia como aliada na hospitalidade e eficiência do seu hotel

 

VANTAGENS DO TIMESHARE

Ter a possibilidade de férias garantidas é a maior vantagem do Timeshare. Além disso, o sistema possui regras bem definidas que passam segurança ao usuário, levando conforto e tranquilidade para que ele possa desfrutar da sua viagem sem preocupações.

Os empreendimentos que oferecem a opção de Timeshare usualmente são mais espaçosos que a maior parte dos hotéis.  Podem oferecer serviços melhores e mais cômodos para quem deseja aproveitar da melhor forma suas merecidas férias. Entre outras vantagens, podemos citar:

    • Experiências únicas para o viajante que vai com a família, pois a maioria dos empreendimentos tem como foco grupos familiares, com atrações pensadas para transformar a viagem em momentos memoráveis;
    • Economia para viajar, já que o Timeshare é considerado uma modalidade de compras de diárias antecipadas, sem reajustes de taxas durante a vigência do contrato;
    • Os empreendimentos que comercializam os contratos de Timeshare oferecem atendimento diferenciado, com vários benefícios e ofertas especialmente criadas aos clientes que o contratam.
    • Estímulo ao planejamento de férias, uma vez que vários contratos definem prazos para a utilização dos pontos.

O MÓDULO DE TIMESHARE DO OCL-VOLUX PARA O SEU RESORT

Um empreendimento que queira oferecer os serviços de Timeshare para os clientes precisa contar com um software de gestão hoteleira abrangente. O OCL-VOLUX é um ERP capaz de tornar as operações hoteleiras mais seguras e eficazes. Com o crescente aumento de concorrência é importante atender cada vez mais as expectativas de seus hóspedes. Para isso, muitas vezes são necessárias melhorias em seu hotel.

Com integração tanto com o Front-Office quanto com o Back-Office do OCL-VOLUX, o módulo de Timeshare permite o controle de captação e da atividade da sala de vendas, além de todo o workflow da gestão dos contratos e da carteira de recebíveis (baixa, devoluções, vendas recorrentes). Gerencia também brindes, múltiplas tabelas de pontos por tipo de contrato, cadastro de temporadas e promoções.

Ofereça as melhores opções de férias aos seus hóspedes, com todo o suporte que o Módulo de Timeshare do OCL-VOLUX possibilita.

 

Baixe nosso E-Book gratuito e conheça o OCL-VOLUX, o software que facilitará a gestão integrada do seu empreendimento hoteleiro.