FAQ

CENTRAL DE AJUDA

Aqui você encontra as dúvidas e perguntas frequentes enviadas à OCL e respondidas pela nossa equipe.
Além disso, você também pode enviar perguntas através do contato ou no e-mail suporte@ocl.com.br

  • Minha máquina foi formatada e não consigo mais acessar o sistema.

    A responsabilidade por realizar o procedimento de instalação do OCL-VOLUX é da área de TI do cliente, que recebe, no momento da implantação, um treinamento para isso, juntamente com o manual de implantação. Caso as pessoas treinadas não façam mais parte do quadro de colaboradores do nosso cliente, podemos enviar novamente essa documentação. Existe também a possibilidade de prestarmos o serviço de configuração ou de ministrarmos um novo treinamento para os novos colaboradores.

  • Após um pico de energia as máquinas religaram, mas não consigo acessar o sistema.

    Neste caso entre em contato com a área de TI do hotel, pois ela poderá identificar o motivo pelo qual o acesso não está disponível. Ele pode ocorrer em função de:

    1) Desligamento do servidor onde estão armazenados os dados do sistema;
    2) Problemas na rede que interliga os computadores dos usuários e o servidor;
    3) Problemas de conexão à Internet, nos casos em que os dados ficam armazenados em data centers.

  • Fiz a instalação de uma máquina cliente, mas não consigo acessar o OCL-VOLUX.

    Verifique todos os procedimentos indicados no guia de instalação de máquina cliente novamente, passo a passo, pois algum deles pode não ter sido executado. Ex.: não foram criados os Alias do Client SQL SERVER corretamente, não foi inserida a variável de sistema no Windows, dentre outros.

  • DANFE não convertido parado no Monitor SEFAZ. Mensagem de Erro: NCM inexistente.

    Procure seu Depto Fiscal/Contábil e solicite a correção do campo NCM no cadastro do item e também no DANFE. Após as correções realizadas, force o envio do DANFE novamente para a SEFAZ.

  • Preciso cobrar um no-show, mas o espaço não aparece na janela do Ctrl-W

    O sistema mostra os espaços reservados respeitando duas regras:

    1) é necessário que o espaço esteja alocado à reserva, e não apenas seu tipo;
    2) é necessário que já tenha se passado a quantidade de horas indicada no parâmetro:

    “Indica a partir de quantas horas vai ser considerado o no-show equivalente a um dia”

    que pode ser alterado no módulo de Gerência de Vendas & Clientes.

    Caso esse parâmetro não exista ou não esteja preenchido o sistema assume 24hs após a data prevista de check-in.

  • Quando a ocupação tem condição “Free/Cortesia” como fica o lançamento da diária?

    Vai depender da informação indicada no parâmetro:

    “(DIARIA) Indica se as diárias de ocupações FREE/CORTESIA serão lançadas ou não na conta do cliente. Em caso afirmativo, o valor a ser lançado será sempre zero.“

    O sistema lança uma diária com valor zerado ou não lança nenhum diária dependendo do que estiver informado no parâmetro acima. Caso ele não esteja preenchido, nenhum item é lançado.

  • Quando a ocupação tem condição “Uso da Casa/ADM” como fica o lançamento da diária?

    As diárias são lançadas normalmente, assim como todos os demais itens eventualmente consumidos pelo hóspede. A diferença está no momento do check-out, quando apenas um extrato do consumo é emitido, e não uma nota fiscal, já que nenhuma receita está sendo gerada com a ocupação.

  • Ao enviar por e-mail a confirmação da reserva o cliente está recebendo o arquivo PDF corrompido.

    Normalmente é quando o Ghost Script não foi instalado corretamente na máquina. A versão correta a ser instalada é a 8.71.

    A ordem de instalação é sempre o Ghost Script e em seguida o CutePDF Writer.

  • No momento do check-out foi solicitada a divisão da diária para emissão de notas separadas por hóspede.

    Na Janela de lançamentos clique com o botão direito do mouse sobre a diária, e em seguida selecione a opção "Dividir Lançamento". Informe a quantidade total de itens que deverão existir na conta, referentes à diária que está sendo dividida.

  • Como cancelar uma nota de venda?

    Caso o lançamento referente à nota esteja nas contas especiais, o cancelamento é feito através da janela do Ctrl-E (Gerência de Contas Especiais, botão de exclusão do lançamento). Caso já esteja no movimento de caixa de um turno, o cancelamento é feito através da janela do F5 (Gerência de Tesouraria). Se for um passante e o turno ainda não tiver sido fechado, o cancelamento pode ser feito através da janela do Ctrl-P (PDV).

  • Como cancelar uma nota de hospedagem que já encontra-se na tesouraria?

    Caso tenha sido um recebimento antecipado, desassocie a CRE da nota. Caso contrário, exclua a CRE e em seguida, altere a situação da nota de quitada para cancelada. Os lançamentos ficarão disponíveis para serem reutilizados no Módulo Front Desk.

  • Erro ao consultar CEP pelo sistema. Situação 1.

    Mensagem de erro: Error calling external object function open at line 38 in function of_posturl of object nvo_cep

    Quando este erro ocorre a área de TI do hotel deve ser acionada para verificar os três itens abaixo:

    1) Verificar se as DLLs estão devidamente registradas no Windows. Caso não, basta executar o arquivo Registra DLLs.bat como Administrador. Este arquivo geralmente fica na pasta "ocl" no drive local "C".

    2) O site do Correios está fora do ar.

    3) Firewall da rede do hotel está bloqueando o acesso ao site do Correios.

    Obs.: O site utilizado para consultar o CEP é https://apps.correios.com.br/SigepMasterJPA/AtendeClienteService/AtendeCliente?wsdl

  • Erro ao consultar CEP pelo sistema. Situação 2.

    Mensagem de Erro: 0 javax.resource.resourceexception: ij000453: unable to get managed connection for java:/jdbc/dnecds

    Significa que o web service dos correios está indisponível no momento para recuperação dos dados associados ao CEP.

    Solução:

    No parâmetro

    “(CEP) Indica qual a forma de comunicação atual: ONLINE ou OFFLINE.”

    deverá ser informado OFFLINE. Dessa forma, o sistema permitirá o preenchimento do campo “CEP” sem buscar os dados do logradouro através do web service até que seja restabelecido o serviço pelos Correios.

    Após o restabelecimento do mesmo, volte o parâmetro para ONLINE.

    Lembrando que sempre que um parâmetro é alterado os usuários devem sair dos módulos que estejam utilizando para carregar seu novo conteúdo.

  • Durante um check-in de Walk-in ocorreu um pico de energia. Ao retomar o processo o apartamento não está mais disponível para seleção.

    Neste caso o check-in ficou interrompido e a UH ficou marcada como ocupada.

    No menu: Manutenção -> Libera Espaço / Conta Bloqueada, informe o número da UH e clique em "Liberar".

  • Na execução da auditoria ou no momento de fechar o caixa o sistema mostra mensagem informando que existe nota de hospedagem emitida e não quitada.

    Verifique quais notas estão com situação diferente de quitada ou cancelada em:

    Manutenção -> Associa documento -> Serviço. A coluna 'situação' indicará as notas emitidas ou geradas.

    Caso a nota esteja emitida, faça sua quitação através do Ctrl-Q, se for uma nota de hospedagem, ou Ctrl-P, opção "Quitar", se for uma nota de venda.

    Caso a nota de hospedagem esteja gerada, vá em Manutenção -> Libera NF Travada, informe o controle e em seguida clique em liberar. A nota ficará disponível para ser quitada através do Ctrl-Q.

  • Como imprimo uma FNRH em branco?

    Na janela de check-in de walk-in basta clicar no botão 'FNRH'.

  • Como visualizo as informações de um apartamento que já realizou check-out?

    No menu: Relatórios / Consultas -> Ocupação -> Histórico de Ocupação.

  • Onde consulto os hóspedes que irão tomar café, almoçar ou jantar?

    No módulo de Front Desk no menu: Relatórios / Consultas -> Plano de Hospedagem.

  • Acabei de fechar a conta de um passante no PDV e ele solicitou a nota

    No módulo de Front Desk no menu: PDV --> Impressão de DANFE ou o atalho CTRL+SHIFT+P